Embora a internet propicie informação rápida e fácil sobre muitos assuntos, é preciso tomar cuidado com o que lemos por aí, inclusive quando o assunto é a nossa saúde. Trazemos hoje os principais mitos sobre o câncer de mama e por que você não deve confiar neles, confira:

1. Mágoas e sentimentos ruins causam câncer

Não há uma pesquisa científica recente que constate os sentimentos negativos como a causa do câncer de mama e de nenhum outro tipo de câncer. Porém, sabemos que mágoas e sentimentos ruins podem causar depressão ou até mesmo enfraquecer o sistema imunológico, ocasionando outras doenças. Portanto, é sempre bom manter o nível de estresse controlado.

2. Implante de silicone dificulta a mamografia

Esse é dos mitos sobre o câncer de mama que mais circulam na internet. Segundo especialistas, o que pode prejudicar a mulher tanto na mamografia como em outras questões (rompimento da prótese, inflamações e quelóides) é a cirurgia feita de forma irresponsável e sem material adequado.

Portanto, o implante de silicone bem feito não altera os resultados da mamografia. A única diferença é que o exame de quem possui prótese de silicone precisa ser conduzido de forma mais detalhada, a fim de não permitir que a prótese atrapalhe o registro radiológico do tecido mamário.

3. A ausência de histórico familiar elimina riscos do câncer de mama

Outro mito. Infelizmente, nenhuma mulher está imune ao câncer de mama pelo simples fato de não ter parentes próximos que já tiveram a doença. As únicas medidas que podem amenizar os riscos são: exercícios físicos, alimentação saudável, fazer exames médicos todos os anos e realizar o auto-exame mensalmente para a detecção precoce de possíveis nódulos e alterações.

4. Auto-exame substitui a mamografia

Este é um mito muito perigoso. O auto-exame é uma prática de alerta, e por mais interessante que ele seja, não substitui a mamografia e outros exames, pois ele não é capaz de detectar o tipo certo de tumor, apenas presume que há nódulos nas axilas e algo errado nas mamas. Nunca deixe os exames de lado a fim de poder ter o diagnóstico correto.

5. Câncer de mama ocorre só em mulheres mais maduras

Mito, embora o câncer de mama tenha uma propensão maior em mulheres que estão na fase da menopausa, o câncer de mama pode ocorrer em mulheres jovens – embora seja mais raro – e também naquelas que estão na faixa dos 40 anos, ocorrendo um câncer mais agressivo, portanto é importante se cuidar e realizar exames periodicamente em qualquer idade.

6.Câncer de mama só afeta mulheres

Mito. O câncer de mama também pode atingir os homens, embora não seja comum. O fato de a doença ser mais frequente entre as mulheres faz com que os homens percebam que há algo grave com a sua saúde muito tarde, fazendo com que o tratamento nem sempre seja eficaz.

Saiba mais em www.motivaimplantes.com.br/salvevidas e participe desta campanha!

Fontes: Oncoguia / UOL

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta