Cada mulher tem um organismo. No entanto, alguns sintomas e sinais de alerta podem ser comuns às mulheres e sinalizar que algo está errado.
Entenda na nossa postagem de hoje quais são os primeiros sintomas do câncer de mama, quando você deve se preocupar e procurar um médico.

1. Perda de peso e desânimo

Perda de peso e desânimo não são apenas sintomas do câncer de mama, podendo ser relacionados a inúmeras doenças ou até mesmo a um problema de estresse. Mas, caso isso esteja acontecendo, inclusive se você estiver na faixa etária dos 40 anos, é importante prestar atenção nesses sintomas, observando se eles são recorrentes e procurar um médico.

2. Dores nas mamas

As dores que podem representar um sinal do câncer costumam ser mais intensas e se diferem da dor que ocorre na pré-menstruação, quando as mamas também ficam doloridas, mas suportáveis, e também podem ocorrer fora deste período, então fique alerta caso sinta dores e elas estiverem muito fortes na região das mamas.

3. Secreções

Um dos sintomas do câncer de mama mais assustadores para as mulheres é quando começa a ocorrer secreções nos seios, mas caso isso aconteça: mantenha a calma.

A secreção pode ocorrer por vários motivos no corpo da mulher, podendo ser uma alteração hormonal durante a amamentação, por exemplo. Mas ela pode ser um sinal de perigo e ser um dos sintomas do câncer de mama quando é seguida de dores nas mamas e apresenta aspecto anormal. Vale marcar uma consulta médica para saber o diagnóstico correto.

4. Mamas alteradas

Se você perceber que suas mamas estão com o aspecto diferente, inflamadas e duras, como casca de laranja, saiba que este pode ser um sinal de que seus seios não estão saudáveis. É importante entrar em contato com o seu médico e também com o cirurgião plástico, caso tenha prótese de silicone para saber se há alguma relação.

5. Nódulos

Nem todos os nódulos são graves – a maioria deles é benigna -, no entanto é importante procurar o médico, quando você perceber algum nódulo endurecido nas axilas, seios ou pescoço. Para acompanhar, é importante fazer o auto-exame mensalmente.

Vale lembrar que o autoexame não substitui exames clínicos e a mamografia. Se perceber qualquer alteração, relate imediatamente ao seu médico.

Quer saber mais? Entre em www.motivaimplantes.com.br/salvevidas

Fontes: Oncoguia / Inca / Bem Estar