A procura pelo implante de silicone não é alta apenas entre as mulheres adultas, mas também entre as adolescentes. Embora não exista um número certeiro sobre o assunto, estima-se que uma das cirurgias mais procuradas entre meninas de 16 anos seja a mamoplastia de aumento, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Mas afinal, colocar silicone nesta idade pode fazer mal ao desenvolvimento das mamas das meninas? Qual é a idade ideal para colocar silicone? Confira na nossa postagem.

Existe idade ideal?

A lei no Brasil só permite cirurgia plástica em menores de idade com o consentimento dos responsáveis. Embora haja controvérsias entre especialistas, é possível realizar a cirurgia plástica a partir dos 16 anos, desde que os pais estejam de acordo.

No entanto, outra parte de especialistas em cirurgia plástica acreditam que não existe idade ideal para colocar silicone, pois depende do desenvolvimento das mamas. Em adolescentes a questão é um pouco mais delicada, pois uma garota pode ter seu desenvolvimento completo aos 15, enquanto outra aos 17.

Há ainda cirurgiões plásticos que acreditam que é importante esperar dois anos após a primeira menstruação (chamada menarca) para pensar em colocar a prótese de silicone. Portanto, o correto não é focar em uma idade, mas sim realizar exames que comprovem se há ou não a possibilidade das mamas se desenvolverem.

Amadurecer a ideia é importante

Outra questão importante e que deve ser conversada com os pais é por qual motivo a filha gostaria de fazer implante de silicone. A ideia precisa ser explicada e amadurecida para não haver arrependimentos, pois se trata de um processo cirúrgico que, como qualquer outro, inspira cuidados antes e depois da cirurgia.

É importante que os pais, juntamente com o cirurgião plástico, conscientizem a adolescente de que será necessário realizar exames de rotina para checar a durabilidade das próteses de silicone pelo menos uma vez ao ano.

Como os pais podem auxiliar na decisão?

Fizemos um guia rápido para auxiliar os pais que precisam auxiliar suas filhas sobre a idade ideal para colocar silicone, como funciona o implante e outras questões:

• Pergunte a sua filha como ela se sente

Como muitas mulheres, boa parte das meninas também procuram o implante de silicone por uma questão de autoestima e isto não é errado, desde que fazer a cirurgia seja um desejo dela e não da influência de outras amigas que também fizeram. Logo, vale bater um papo com sua filha e entender como ela se sente.

• Conheça a cirurgia

Além do diálogo é importante conhecer como funciona a cirurgia para auxiliar sua filha. Converse juntamente com o cirurgião plástico sobre quantas horas dura a cirurgia, os riscos, por que é importante pensar em fazer o implante de silicone em um ambiente seguro, utilizando uma prótese de qualidade e com um cirurgião plástico de confiança.

• Acompanhe sua filha na primeira consulta

Para esclarecer todas as dúvidas, é recomendável acompanhar a filha na primeira consulta. Certamente, se ela for menor de idade, o cirurgião plástico fará questão do acompanhamento dos pais na consulta, onde ele irá tirar todas as dúvidas, explicar como funciona a cirurgia e elaborar um planejamento adequado para obter os melhores resultados possíveis.

Fontes: IG / SBCP

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta