Já falamos no nosso blog sobre os vários tipos de materiais e tipos de prótese de silicone que existem no mercado. Mas como escolher o material correto e saber as perguntas certas para fazer ao seu cirurgião plástico na primeira consulta? Confira na nossa postagem de hoje!

O melhor material da prótese de silicone

Atualmente, o melhor material da prótese de silicone, que é testado pela ANVISA – e cuja segurança é cientificamente comprovada por pesquisadores da Unicamp –, é o silicone na forma de gel coesivo.

Sua espessura e densidade são as que mais se aproximam do tecido mamário natural, logo é a opção mais confortável para a mulher. Além disso, a prótese de silicone de gel coesivo não gera riscos de vazamentos e perfurações como as antigas preparações líquidas de silicone.

Além disso, a prótese de silicone de gel coesivo gera menos riscos de contratura capsular (endurecimento da cápsula de revestimento que o corpo forma naturalmente em torno da prótese).

A importância da superfície

Outra questão importante para saber se o material da prótese de silicone é o mais seguro é ficar atenta à superfície do produto, que pode ser lisa, revestida de poliuretano ou texturizada.

A prótese de mama de superfície lisa está se tornando cada vez menos utilizada pelos cirurgiões plásticos, devido à maior possibilidade de ocorrência de contratura capsular, Já a de poliuretano, embora ainda seja utilizada por alguns cirurgiões plásticos, também está com uso cada vez mais restrito, devido à maior dificuldade tanto na colocação da prótese na mama (exigindo, frequentemente, incisões maiores na pele) quanto na retirada da prótese (procedimento necessário na hora de trocar a prótese ou em caso de complicações como infecção da prótese ou contraturas capsulares importantes).

Atualmente, o formato mais fabricado e utilizado em todo o mundo é o de superfície texturizada, sendo o mais bem aceito pela maioria dos cirurgiões plásticos, e sobre o qual existe a maior experiência documentada, sendo, atualmente, o tipo de prótese presente na maioria das pacientes que se submeteram a implantes de mama. Este é o formato escolhido pela Motiva, e aquele na qual a empresa tem concentrado extensa pesquisa e desenvolvimento, a fim de buscar a melhor superfície para promover os melhores resultados dos implantes de mama.

A superfície nanotexturizada das próteses Motiva é uma característica única e pioneira no mercado, produto de anos de pesquisa que resultaram num processo de fabricação que garante maior pureza e ausência de partículas contaminantes na superfície da prótese que entrará em contato com o corpo da paciente, o que resulta em índices extremamente baixos de contratura capsular, resultando em maior segurança, tranquilidade e conforto para cirurgião e paciente.

3 pontos importantes

Muita informação para você? Então, anote os 3 pontos importantes para perguntar ao seu cirurgião plástico sobre o material da prótese de silicone que pretende colocar:

1. Perguntar se o material conta com certificação da Anvisa.
2. Perguntar a validade da prótese de silicone e a marca.
3. Perguntar sobre a textura da superfície da prótese.

Saiba mais

Gostou da nossa postagem sobre o tipo de material da prótese de silicone? Então, aproveite para conhecer um pouco mais do material da Motiva Implantes!

Fontes: Superinteressante / Minha Vida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta