A vivência da maternidade é um período que mexe muito com o corpo das mulheres, seja para aquelas que já fizeram um implante ou para as que pretendem fazer. E uma das dúvidas que mais circulam na rede entre as futuras mamães: a mamoplastia de aumento interfere na amamentação?

Fizemos uma boa pesquisa para contar a você! Entenda até onde o que dizem sobre mamoplastia de aumento e amamentação é mito e verdade!

Mamoplastia bem feita, leite protegido

Segundo nossa pesquisa com fontes em especialistas em amamentação e certificados pelo International Board of Lactation Consultant Examiners – IBLCE, órgão que certifica consultoria em amamentação mundialmente, a prótese de silicone não influencia na produção do leite materno, por ser inserida geralmente abaixo da glândula mamária.

Mas a localização do implante pode fazer toda diferença para proteger o leite materno, portanto a incisão feita pela axila ou abaixo da mama é menos agressiva que as feitas pelo umbigo ou aréola.

O que pode ocorrer em algumas mulheres é o estimulo para a produção do leite, após a cirurgia, no entanto não há riscos quando isso acontece. Pode ocorrer, também, uma redução da sensibilidade nos mamilos e na mama em geral nos primeiros meses após a cirurgia, que tende a retornar depois. A cirurgia de implante de silicone nas mamas é a que menos costuma afetar a amamentação, porque é que menos manipula o tecido mamário.

Cirurgias maiores na mama, como redução de mama ou elevação da mama caída (mastopexia, com ou sem colocação de prótese) apresentam maiores riscos de interferir na amamentação, pois alteram a disposição do tecido mamário e dos ductos da mama, que são os responsáveis por produzir o leite e leva-lo até o mamilo.

Entretanto, mesmo nesses casos há muitas mulheres que conseguem amamentar bem após terem sido submetidas a cirurgias desse tipo, porque conseguem apresentar uma regeneração satisfatória do sistema de ductos produtores de leite.

Deve-se ressaltar que a quantidade de leite produzida pelas mamas não tem relação direta com a quantidade de tecido mamário existente, e sim com a capacidade individual de cada mama de produzir leite – um fator relacionado à produção de hormônios na gravidez, que é muito relacionado à genética individual de cada mulher. Assim, há mulheres com mamas grandes que não produzem muito leite, e mulheres com mamas pequenas que produzem bastante leite.

Não é possível prever como será a produção de leite de uma mulher após a gestação, com ou sem cirurgia nas mamas. O importante é estar ciente da possibilidade de que sempre pode haver dificuldades na amamentação por esta ser pouco previsível, tenha a paciente se submetido a cirurgia mamária ou não.

O que dizer ao seu cirurgião plástico?

Caso você queira ter filhos e vai realizar o seu implante de silicone é importante deixar algumas questões claras para o seu cirurgião plástico:

1. Explique ao seu cirurgião que pretende ter filhos

Dizer ao seu cirurgião que você quer ter filhos futuramente fará toda diferença quanto à localização do implante, formato e volume e poderá auxiliá-lo para realizar uma cirurgia com um resultado melhor.

2. Se interesse pelos seus exames e pela qualidade da prótese

Pergunte ainda para o seu cirurgião os exames e testes feitos para determinar a escolha do tipo de prótese e de cirurgia a ser realizada, e se a prótese é de qualidade, detalhadamente. Observe se ela é de gel coesivo, se é confortável e apresenta o mínimo possível de riscos.

Estes fatores serão importantes para saber onde está a localização da sua prótese de silicone e diminuir fatores de preocupação e ansiedade, deixando você mais tranquila, caso engravide.

3. Procure marcar a sua cirurgia plástica depois da amamentação

Provavelmente, seu cirurgião plástico irá alertá-la que o melhor período para realizar seu implante de silicone é depois que passar o período de amamentação, isso por que o corpo da mulher muda após a gravidez, podendo mudar o volume dos seios e deixar algumas partes mais flácidas, portanto procure marcar a data da sua cirurgia depois desta fase. Não existe um período rigidamente determinado de espera após o fim da amamentação para poder operar as mamas, porém a maioria dos cirurgiões plásticos orientará aguardar entre quatro a seis meses após a última amamentação para indicar a cirurgia.

Nossa postagem foi útil para você? Então, siga a Motiva nas redes sociais!

Fontes: Revista Crescer / Vila Mulher / Vila Mulher / IBLCE

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta