Você fez a sua cirurgia plástica, a operação flui bem, seguiu à risca todas as indicações do cirurgião plástico no pós-operatório e sentiu que sua prótese está mais rígida e dolorida? Infelizmente, esses casos acontecem na cirurgia plástica, e podem ocorrer por alguns fatores que nem sempre prestamos atenção.

Saiba como agir, quando uma prótese – de gluteoplastia, mamoplastia e outras –, fica mais rígida que a outra.

Por qual motivo isto acontece?

O motivo mais comum para que uma prótese de silicone fique mais rígida do que a outra ou as duas ficarem rígidas é quando acontece a rejeição do implante de silicone, mais conhecida como contratura capsular. Ela ocorre quando o corpo não se adapta bem ao produto inserido naquela região do corpo, deixando-a rígida e dolorida.

Isso também pode ocorrer anos depois da cirurgia de implante de silicone. Passados 10 a 20 anos – ou um pouco menos –, o corpo pode dar sinais de alerta como a dor e a rigidez no local do silicone, e é neste momento que se deve realizar o tratamento da contratura capsular. Até hoje, não se conhecem completamente os motivos que levam o corpo a rejeitar a prótese e desencadear a contratura capsular, sendo imprevisível dizer quando esse problema aparecerá.

Por isso, o mais importante é ficar atenta aos primeiros sinais de endurecimento e dor da prótese para procurar tratamento.

Como corrigir o problema de contratura capsular?

Existem alguns medicamentos que podem ser utilizados na tentativa de bloquear o desenvolvimento da contratura capsular quando ela está se iniciando. Caso haja falha no tratamento com essas medicações, a única forma de corrigir a contratura capsular na região do implante é realizar uma nova cirurgia plástica, seja apenas de uma prótese ou das duas, dependendo do caso, e de preferência com uma prótese de silicone de qualidade. Os avanços da cirurgia plástica são frequentes, as operações são seguras e não é diferente no mercado das próteses de silicone: a evolução também é contínua.

Atualmente, há várias marcas no mercado que foram feitas para dar conforto e segurança a quem opta pela cirurgia plástica, portanto, na hora de realizar seu implante não se contente com qualquer tipo de prótese de silicone, pergunte ao seu cirurgião sobre a marca utilizada, se ela é de gel coesivo ou não, se é segura e certificada pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Vale lembrar que não existe um prazo de validade correto para as próteses de silicone, vai de cada pessoa. Estima-se que elas podem durar em média de 10 a 15 anos – podendo ultrapassar os 20 anos em muitos casos, desde que o produto seja confiável e você faça exames periódicos com seu cirurgião plástico, então estes cuidados são mais alguns dos motivos para você se importar com a qualidade da sua prótese.

Nossa postagem foi útil para você? Então, siga a Motiva nas redes sociais!

Fontes: Clínica Minuzzi / Folha de S. Paulo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta