Parte das mulheres sofrem com um problema, na medida que envelhecem: a queda das mamas. A hereditariedade, perda de peso e maus hábitos como fumo e sol em excesso estão entre as principais causas deste problema e também são os principais motivos que levam estas mulheres a buscar a mamoplastia.

Mas será que a mamoplastia pode resolver o problema de queda nas mamas? Qual é a cirurgia plástica mais indicada neste caso? Confira as respostas na nossa postagem de hoje.

Por que as mamas caem com o tempo?

A razão para a queda das mamas pode vir pelo fator de hereditariedade ou pela mudança de peso – quando se perde muito peso ou se ganha peso em excesso. No entanto, as razões da queda também podem ser devido à amamentação e à substituição do tecido glandular das mamas (o responsável pela produção do leite) por tecido gorduroso, o que acontece naturalmente com o avançar da idade.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, publicadas no portal Guia da Semana, a amamentação aumenta os seios, o que provoca distensão da pele, e logo após este período as mamas voltam ao tamanho normal com o tecido retraído, gerando a ptose mamária, que chamamos popularmente de queda dos seios.

Outro caso que ocasiona a ptose mamária é a substituição do tecido glandular das mamas por gordura, ocasionado por mudanças hormonais, que podem ocorrer no período de gravidez, menopausa, em função da idade ou problemas de saúde.

Afinal, mamoplastia pode melhorar a ptose mamária?

Sim, pode. A mamoplastia pode melhorar a ptose mamária de três maneiras:

1) Implante de silicone: caso a paciente apresente pequena ptose mamária e tenha uma mama ainda firme, com bastante tecido glandular, pode ser colocada uma prótese de silicone para erguer as mamas.

2) Mastopexia sem prótese: se a paciente apresentar um volume mamário razoável, pode ser realizada a cirurgia de mastopexia sem prótese, utilizando-se apenas o próprio tecido da mama da paciente, reposicionando-o de maneira que a mama não fique caída (ptótica) e retirando o excesso de pele das mamas para lhes dar um formato harmônico.

3) Mastopexia com prótese: indicada em casos nos quais a paciente apresenta queda das mamas e não tem indicação das cirurgias anteriores (quedas maiores, mamas com pele mais flácida e/ou volumes menores das mamas). Consiste na associação de reposicionamento das mamas com retirada de excesso de pele, juntamente com inclusão de um implante de silicone para dar melhor formato e volume às mamas.
Para realizar os procedimentos cirúrgicos, o cirurgião plástico fará exames de laboratório e radiológicos, avaliará os riscos das operações, levará em consideração a gravidade da queda das mamas e o biótipo da mulher para colocar a prótese.

A colocação da prótese pode durar em torno de uma hora e meia e a mastopexia pode durar até quatro horas, por ser uma cirurgia mais delicada. Ambas as cirurgias contam com anestesia e sedação para que a paciente não passe dores e desconfortos.

Importante

Vale lembrar que, se você ainda não tem filhos, mas deseja tê-los algum dia, é importante relatar isto ao seu cirurgião plástico já na primeira consulta, para que ele lhe ofereça a melhor indicação cirúrgica, já que, como mencionamos acima, uma eventual gravidez irá mudar a estrutura das mamas, sendo certa a alteração do formato e volume das mamas após o término da gestação e amamentação.

Nossa postagem foi útil para você? Então, siga a Motiva nas redes sociais!

Fontes: Minha Vida / Guia da Semana

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta