É normal que o corpo fique com um pouco de inchaço após a cirurgia plástica, principalmente nos primeiros dias, e este é um dos principais fatores que fazem com que os médicos peçam repouso e pouco esforço físico no período pós-operatório, pois o edema (inchaço) pode levar à fibrose, nodulações e comprometer os resultados da cirurgia plástica, quando não se tomam os devidos cuidados.

Mas, além de todas as recomendações do pós-operatório, é possível buscar algumas alternativas para melhorar os edemas e se sentir melhor. Quer saber quais são elas? Contamos para você!

Confira 5 dicas para melhorar edemas no período pós-operatório!

1. Utilize roupas confortáveis

Além de evitar sol e fazer esforço físico, algo muito simples que pode ser feito para melhorar o edema é optar por roupas confortáveis, principalmente na região operada, porque roupas muito justas podem comprometer os resultados da cirurgia, além de piorar o inchaço.

Evite roupas com lycra, coladas no corpo e até mesmo jeans – caso você tenha optado pela gluteoplastia – e procure utilizar roupas de fibras naturais – como algodão, linho e seda, que têm o tecido mais leve e não apertam o corpo.

Para cirurgia nas mamas, como você poderá levantar menos os braços, a dica é optar por blusas de botão na frente.

2. Utilize malhas compressivas

Em cirurgias com grandes descolamentos, o inchaço na pele pode ser maior e uma alternativa simples para ajudar a melhorar edemas é utilizar malhas compressivas, que além de minimizar inchaços, podem auxiliar na cicatrização da pele.

3. Não tome remédio por conta própria

Utilizar medicamentos por contra própria também pode piorar o inchaço, isto por que certos tipos de remédios têm como uma das reações o próprio edema, incluindo alguns tipos de anticoncepcionais, portanto, evite remédios sem orientação médica. No período pós-operatório é muito importante que você informe os tipos de medicamentos que você utiliza para que ele possa orientá-la da melhor forma na sua recuperação e cicatrização.

4. Procure uma fisioterapia orientada pelo seu cirurgião

No período pós-operatório, também é possível apostar em uma fisioterapia, por que o profissional poderá orientar a paciente quais são as melhores posturas para o tipo de cirurgia plástica realizada, ajudará a melhorar a circulação sanguínea e também os edemas. Porém, é importante você perguntar ao seu cirurgião plástico sobre o momento adequado de realizar a fisioterapia, porque a fisioterapia realizada no momento incorreto pode trazer prejuízos à recuperação e ao resultado em vez de melhorá-los.

5. Opte por uma drenagem linfática

A drenagem linfática nada mais é que uma massagem manual feita para diminuir o inchaço, utilizando técnicas para drenar o edema aos vasos linfáticos, reabsorvendo os líquidos para a corrente sanguínea. Ela pode ser feita por fisioterapeutas ou massagistas profissionais e é muito indicada em cirurgias plásticas devido à capacidade de acelerar o processo de recuperação. No entanto, as mesmas recomendações para fisioterapia valem para drenagem linfática: apenas procure esses procedimentos estando liberada pelo seu cirurgião.

Nossa postagem foi útil para você? Então siga a nossa fanpage!

Fontes: Cirurgia Estética / Drenagem linfática

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta