Você gosta de dormir de luz acesa? Saiba que este hábito, além de prejudicar o nosso relógio biológico, também pode provocar outros riscos à saúde. Segundo matéria recente publicada na Revista Veja, a luz artificial pode aumentar o risco de ter câncer de mama em até 14%, conforme pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Harvard.

Mas como foi realizada esta pesquisa? Será que ela é totalmente verdadeira? Confira as respostas na nossa sessão de “mito ou verdade” de hoje.

A pesquisa relata riscos

O estudo publicado recentemente no jornal científico “Environmental Health Perspectives” aponta uma pesquisa idealizada por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, que afirma que a luz artificial reduz os níveis de melatonina – hormônio responsável pela regulagem do sono e que, segundo outros relatos científicos, pode prevenir o câncer de mama.

Os cientistas analisaram em torno de 110 mil mulheres e seus estados de saúde entre os anos de 1989-2013, relacionando os resultados obtidos com imagens de satélites de endereços das participantes da pesquisa. O resultado aponta que as mulheres que tinham mais contato com a luz artificial à noite, tinham mais riscos de ter câncer de mama do que aquelas que tinham menos contato com a luz acesa, sobretudo na hora de dormir.

Afinal, é mito ou verdade?

Parcialmente verdade. Segundo informações publicadas na Revista Saúde, outro ponto abordado nesta pesquisa sobre a relação da luz artificial e câncer de mama é que os riscos são maiores em mulheres que são fumantes ou estão na fase da pré-menopausa. Os motivos certos ainda necessitam de pesquisas mais detalhadas, mas estima-se que a luz artificial bagunça – e muito– o relógio biológico e altera os níveis de hormônios.

Como se prevenir

Embora seja parcialmente verdade, e ainda exista muito estudo sobre o assunto pela frente, a Motiva preparou uma listinha de hábitos simples para evitar o contato com a luz artificial por muito tempo, afinal se prevenir e cuidar da saúde nunca é demais, não é mesmo? Confira:

1. Durante o dia, prefira utilizar a luz do sol para os afazeres domésticos ou profissionais.

2. Evite levar o celular para a cama na hora de dormir, pois ele também contém luz artificial e prejudica o sono.

3. Aposte em pelo menos 10 minutos de meditação antes de dormir. O ideal é ficar na posição em flor de lótus, coluna ereta e ter silêncio absoluto para desacelerar os pensamentos. Procure um profissional de meditação para auxiliá-la com a maneira correta de praticar esse hábito.

Nosso artigo foi interessante para você? Então, siga a Motiva nas redes sociais!

Fontes: Revista Saúde /Revista Veja

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta