Quando a gordurinha abaixo da axila começa a fazer com que a pessoa evite utilizar roupas sem mangas ou biquíni, é o momento de pensar como corrigir o problema e, entre as opções mais buscadas, estão a lipoaspiração nos braços/axilas e a braquioplastia.

Mas qual é a diferença entre os dois procedimentos e quando elas são indicadas? Descubra na nossa postagem de hoje.

Braquioplastia e indicações

A braquioplastia, também chamada de lifting de braços, é a cirurgia plástica que retira o excesso de pele e gordura da região posterior dos braços (o chamado “tchauzinho”) e, se necessário, também da pele das axilas, permitindo um contorno mais agradável dessas regiões do corpo.

Seu procedimento é feito com anestesia local ou geral (dependendo da quantidade e extensão de pele a ser retirada), com incisão de tamanho variável, podendo ser restrita à parte posterior dos braços ou incluindo toda a extensão dos braços e toda a altura da axila, seguida da retirada do excesso de pele e gordura e sutura da pele que restou, proporcionando um contorno mais harmonioso aos braços e também às axilas, se for o caso.

O lifting de braços pode ser feito com outra cirurgia plástica combinada – sendo as mais comuns a mamoplastia e a abdominoplastia –, e pode também envolver a lipoaspiração dos braços e das axilas, dependendo do caso.

Esta cirurgia plástica é indicada para quem tem uma flacidez importante na região dos braços e/ou das axilas, como em casos de grande emagrecimento (especialmente em perdas de peso pós-cirurgias de redução do estômago) ou flacidez causada pelo envelhecimento. A braquioplastia é a melhor opção para quem não tem boa elasticidade da pele na região dos braços e axilas. Porém, a braquioplastia geralmente resulta em cicatrizes bastante extensas e que são visíveis nos braços descobertos. Além disso, a recuperação é mais demorada do que a lipoaspiração nos braços e axilas, sendo importante o paciente estar bem esclarecido dessas características da cirurgia antes de aceitar se submeter a ela.

Lipoaspiração nos braços e axilas

A lipoaspiração consiste na retirada de gordura abaixo da pele por pequenas incisões, através de cânulas específicas, e pode ser associada à retirada do excesso de pele, dependendo do caso.

Sua função é aspirar o excesso de gordura da região dos braços e axilas, porém ela não tem uma capacidade tão grande de remodelamento dessas regiões quanto a braquioplastia. Por isso, essa cirurgia é indicada, como procedimento único, para pequenos acúmulos de gordura localizada nessas regiões, preferencialmente em pessoas que ainda apresentem boa elasticidade da pele.

O procedimento pode ser feito com anestesia local ou geral, sendo realizada a infiltração da gordura a ser aspirada com soluções de soro que facilitam a lipoaspiração, reduzindo sangramentos e traumas na região.

Após a infiltração, são inseridas cânulas na pele que chegam à gordura, que será aspirada por um vácuo. O procedimento pode durar em torno de uma hora e meia e o paciente ser liberado no mesmo dia, caso apresente condições para ir para casa em segurança. Embora possa, muitas vezes, ter resultado mais limitado do que a braquioplastia em termos de contorno dos braços e axilas, a lipoaspiração deixa cicatrizes bem menores e o tempo de recuperação da cirurgia é mais rápido do que o da braquioplastia.

Vale lembrar que, tanto na braquioplastia como na lipoaspiração de braços/axilas, poderá ser necessário o uso de malhas compressivas nos braços por algumas semanas no período pós-operatório, a fim de controlar o inchaço e melhorar o remodelamento da pele dos braços e axilas.

Qual a melhor opção?

Os dois procedimentos são interessantes, mas a escolha para retirar a gordura na região das axilas dependerá de cada caso. Logo, para descobrir a melhor opção, é necessário realizar uma avaliação com o cirurgião plástico e entrar em consenso com o mesmo para obter um bom resultado no procedimento escolhido.

Siga a Motiva nas redes sociais e acompanhe as melhores dicas sobre cirurgia plástica!

Fontes: Minha Vida 1/ Minha Vida 2/ Cirurgia.net

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta