É comum vermos em artigos o uso da palavra “clínica” e “hospital” como se fossem sinônimas. Mas quando o assunto é cirurgia plástica, há diferenciações e recomendações médicas para realizar a mesma.

Você sabe a diferença entre os dois? Afinal, onde realizar a cirurgia plástica? Confira a postagem de hoje e saiba qual o melhor lugar para realizar o procedimento cirúrgico.

Afinal, cirurgia plástica é em hospital ou em clínica?

Cirurgia plástica não é um procedimento sem complexidades. Não devemos esquecer que ela é uma operação e necessita de infraestrutura e equipamentos específicos para ser realizada de uma forma segura, sem colocar em risco a vida do paciente.

Cada pessoa tem um organismo e pode apresentar uma reação diferente ao procedimento. Embora seja difícil, é possível ocorrer complicações ligadas à anestesia, ao tipo de cirurgia plástica – algumas são mais delicadas e requerem cuidados, como a gluteoplastia.

Além destes fatores, outro ponto importante é o nível de recuperação de cada paciente, que pode ser variável. Há pacientes que se recuperam rápido e podem ter alta no mesmo dia em que o procedimento foi feito, dependendo do porte (tamanho) da cirurgia. Mesmo em cirurgias de menor porte, o paciente pode precisar passar uma noite ou mais no hospital para apresentar condições seguras de receber alta. Em cirurgias maiores, a regra é passar, no mínimo, uma noite no hospital em observação.

Por conta destes fatores, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) recomenda que a cirurgia plástica seja realizada em hospitais e não em clínicas.
“Cirurgias de médio e grande porte devem ser realizadas em um hospital, para a segurança do paciente e também do profissional, já que, em caso de complicações, é muito importante contar com uma boa infraestrutura.”, conforme informações publicadas no site da SBCP.

Reforçamos ainda, a importância de buscar o cirurgião plástico que pretende realizar a sua cirurgia, clicando aqui.

Quando procurar uma clínica?

Não é preciso ver uma clínica estética com preconceito. Realizar cirurgias em uma clínica não é algo proibido por lei, desde que ela esteja de acordo com os parâmetros médicos e a Vigilância Sanitária.

A clínica pode ser útil e confortável para um paciente que deseje realizar pequenos procedimentos estéticos – remodelagem de sobrancelhas, tratamentos para retirar rugas, são alguns dos exemplos. Desde que o paciente apresente boas condições de saúde, cirurgias menores – como pequenas lipoaspirações, blefaroplastias, retirada de pequenas pintas e de pequenos tumores de pele – podem, muitas vezes, ser realizadas em clínicas, como também procedimentos estéticos pequenos – preenchimentos e aplicações de toxina botulínica.

Assim, é muito importante procurar um cirurgião de confiança, que irá lhe orientar se o porte da cirurgia exige internação hospitalar, ou se pode ser realizado em uma clínica. Procedimentos maiores – como abdominoplastia, gluteoplastia, grandes lipoaspirações, mamoplastia redutora –, devem sempre ser realizados em ambiente hospitalar.

Siga a Motiva nas redes sociais e acompanhe as melhores dicas sobre cirurgia plástica!

Fontes: SBCP / Master Health / Dr. Daniel Borges Plástica

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta