Depois de determinadas cirurgias plásticas como a mamoplastia e a abdominoplastia, é essencial que a paciente reeduque sua postura corporal, evitando dores no pescoço e nas costas que, quando não são tratadas, podem se tornar crônicas.

A dificuldade de muitas mulheres em manter a postura corporal no período pós-operatório vem de uma “autoproteção corporal” que é comum após uma cirurgia e o consequente período de cicatrização. Esse comportamento acaba criando descompensações posturais que, com o tempo ou logo após o pós-operatório, poderão desencadear cervicalgias posturais (dores no pescoço) e lombalgias (dores na região lombar) crônicas, se não houver um tratamento adequado.

Ou ainda, no caso da mamoplastia, é possível acontecer de a mulher sentir uma prótese maior que a outra, e nem sempre a causa está no tamanho diferente do material, mas sim num problema de escoliose (deformidade da coluna que é muito comum em mulheres, levando a coluna vertebral a ficar em formato de S) preexistente que, muitas vezes, não causa sintomas nem é notada previamente à cirurgia, mas que passa a chamar a atenção em virtude do maior tempo que a paciente passa observando o próprio corpo no período pós-operatório.

Como lidar com estes problemas?

Embora o período pós-operatório seja delicado, é possível buscar formas de lidar com estes problemas e reeducar a postura corporal durante e depois desta fase.

Uma das formas mais eficazes de reeducar a postura corporal depois da cirurgia plástica é a Reeducação Postural Global, também conhecida como RPG, um método terapêutico nascido na França, na década de 80, depois de 15 anos de pesquisa biomecânica.

Esta técnica é diferenciada e funciona para casos de erros de postura corporal no pós-operatório, devido a sua função de revalorizar os músculos posturais, observando:

A individualidade – como seres humanos reagem de formas diferentes -; a causalidade – como nem sempre a causa do problema é o que se pensa; e a globalidade – onde é trabalhado o corpo como um todo e onde estão as retrações musculares de cada paciente.

Como funciona a RPG depois da cirurgia plástica?

As sessões de RPG no período pós-operatório consistem em trabalhar o alinhamento postural junto a um profissional de fisioterapia que conheça a técnica.

Antes de iniciar o trabalho, será pedido um aval do cirurgião plástico sobre o estado físico da paciente.

Após, será realizada uma avaliação corporal, observando onde ocorrem dores e onde há encurtamentos musculares, que prejudicam a postura da paciente. Feito isto, será realizado um trabalho ligado à mobilidade articular e sensorial.

Os tratamentos são individuais, tem uma hora de duração e podem ser realizados de acordo com a necessidade da paciente. Lembre-se sempre de conversar com seu cirurgião plástico para pedir liberação para a realização de RPG pois, geralmente, é necessário um período mínimo de recuperação pós-operatória antes que a paciente possa realizar essa modalidade de tratamento. Fazer a RPG sem consultar seu cirurgião plástico pode resultar em prejuízo na sua recuperação pós-operatória e nos resultados da sua cirurgia.

Onde encontrar?

Já temos bons profissionais especializados na técnica, no entanto, a melhor forma de encontrar um profissional em sua região ainda é realizar uma busca pela internet ou entrar em contato com o Instituto Philippe Souchard –SP, que promove diversos cursos ligados à área, e também pode auxiliá-la em sua busca.

Siga a Motiva nas redes sociais e acompanhe as melhores dicas sobre cirurgia plástica!

Fontes: RPG Souchard / Fernanda Cristofolini / SBRPG

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta