Para deixar a região abdominal mais atraente e bonita, muitas pessoas buscam a abdominoplastia – cirurgia plástica no abdômen – e a onfaloplastia – cirurgia plástica na região do umbigo.

Embora sejam complementares, os procedimentos são diferentes e devem ser procurados de acordo com o biotipo e desejo de cada paciente. Mas, afinal, qual é a diferença entre a abdominoplastia e a onfaloplastia, e quando é necessário procurá-las? Confira!

Para que serve a abdominoplastia?

A abdominoplastia – cirurgia plástica para o abdome –, é um procedimento cirúrgico que retira o excesso de pele região do abdome, fazendo com que ele fique mais firme e reto. Ela pode ser realizada com anestesia peridural associada a sedação ou anestesia geral (associada ou não a raquianestesia), podendo ser associada a lipoaspiração do abdome e de outras partes do corpo, dependendo de cada caso.

A cirurgia plástica no abdômen é indicada para:

– Pessoas que emagreceram e apresentam flacidez de pele no abdome, associada ou não a gordura localizada.
– Mulheres que passaram pela gravidez e ficaram com flacidez no abdômen.
– Pessoas que mantêm flacidez na região abdominal, mesmo após uma dieta rigorosa ou após a prática regular de exercícios físicos.
– Pessoas que apresentam grande flacidez de pele no abdome devida a grande emagrecimento após cirurgia de redução do estômago (cirurgia bariátrica) – nesses casos, a abdominoplastia geralmente retira quantidades maiores de pele, frequentemente com cicatrizes bem maiores do que a abdominoplastia convencional (chamada abdominoplastia em âncora ou em H).
– Pessoas que apresentam afastamento dos músculos da região abdominal (chamada diástase dos músculos retos abdominais). Essa situação é mais comum em mulheres que já engravidaram e apresentam essa condição devido ao afastamento dos músculos do abdome provocado pelo crescimento do útero na gestação. Na abdominoplastia, são realizadas suturas para reaproximar os músculos afastados, a fim de dar um contorno mais firme e bonito ao abdome.

Para que serve a onfaloplastia?

A onfaloplastia é a cirurgia plástica para correção do umbigo. Ela pode ser feita sob anestesia local, havendo incisões no umbigo ou em volta dele, a fim de deixá-lo esteticamente mais harmonioso.

O procedimento dura de uma a duas horas, e a paciente pode ser liberada no mesmo dia; no entanto, a cirurgia também deve ser feita por um cirurgião plástico experiente para minimizar possíveis complicações ligadas à circulação – pode ocorrer a necrose do umbigo (quando a pele do umbigo não tem suprimento sanguíneo suficiente e acaba morrendo – uma complicação mais comum em casos de onfaloplastia associada a correção de hérnia umbilical).

A cirurgia é indicada para:

– Mulheres que já tiveram filhos.
– Pessoas que sofrem com o “efeito sanfona”.
– Pessoas que fizeram cirurgia bariátrica.
– Portadores de hérnia umbilical.
– Problemas congênitos na região do umbigo.
– Pessoas que têm cicatrizes no umbigo por outros fatores, inclusive onfaloplastias prévias e cirurgias anteriores para correção de hérnia umbilical.

É possível realizar a abdominoplastia e a onfaloplastia ao mesmo tempo?

Sim, é possível, mas dependerá do grau de excesso de pele abdominal de cada paciente. É frequente a associação de abdominoplastia com onfaloplastia, mas o determinante para a associação dessas cirurgias é que a paciente seja candidata a realizar abdominoplastia, ou seja, que apresente excesso de pele no abdome.

Caso contrário, pode ser feita a onfaloplastia isoladamente ou em associação com lipoaspiração de abdome, caso a paciente tenha gordura localizada no abdome para a qual deseje correção, mesmo sem ter excesso de pele.

Para saber a necessidade de realizar a abdominoplastia e a onfaloplastia ao mesmo tempo, é necessário realizar uma avaliação médica, com o cirurgião plástico, no período pré-operatório, onde será feita uma análise completa da região abdominal e as possíveis soluções para cada caso.

Siga a Motiva nas redes sociais e acompanhe as melhores notícias sobre cirurgia plástica!

Fontes: Minha Vida 1 / Minha Vida 2 / Master Health

1 responder
  1. Patricia Gomes Ferreira
    Patricia Gomes Ferreira says:

    Muito interessante essa matéria! Eu só conhecia a abdominoplastia, e quando fiz a avaliação na Master Health, a clínica onde está marcada a minha cirurgia, o médico me informou sobre a outra, mas escolhi fazer apenas uma.. Mas é muito bom para quem se incomoda com o umbigo, pq realmente faz diferença

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta