Segundo levantamento da Sociedade Internacional para a Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil. A lipoaspiração consiste na retirada de excesso de gordura localizada de determinada região do corpo. Esse tipo de cirurgia pode gerar muitas dúvidas entre os pacientes, devido ao seu leque de opções.

Afinal, quem nunca ouviu termos como “lipoaspiração a laser” e “minilipo”, e bateu aquela dúvida se era o mesmo procedimento? Hoje, contamos a você quais as principais diferenças entre eles e outros tipos de lipoaspiração. Confira!

Os tipos de lipoaspiração

Conforme especialistas, todos estes tipos de técnicas que os profissionais oferecem para os pacientes são uma lipoaspiração. O que as diferencia é o tipo de cânula para aspirar a gordura e seu porte anestésico.
Além da própria lipoaspiração, os procedimentos mais procurados são:

– Lipoescultura

Um tipo de lipoaspiração que tem como objetivo retirar a gordura de um local para colocá-la em outra parte do corpo. É indicada para quem tem gordura em excesso em um local e outra parte do corpo mais fininha, desproporcional.

São exemplos mais comuns de lipoescultura a retirada de gordura do abdômen e coxas para ser colocada nos glúteos, dando mais volume e eliminando depressões.

– Vibrolipoaspiração

É uma lipoaspiração que tem como diferencial uma cânula vibratória, que facilita a penetração através da gordura, gerando movimentos mais macios para retirar a gordura localizada, facilitando sua aspiração e, em alguns casos, diminuindo o sangramento resultante.
As indicações são semelhantes à da lipoaspiração tradicional (excesso de gordura localizada em uma ou mais áreas do corpo).

– Lipoaspiração a laser

É um dos tipos mais conhecidos de lipoaspiração, em que a cânula tem composição para emitir laser, que queima a gordura, derrete-a e libera calor. Este calor, em contato com a pele, queima pequenos vasos e causa retração no colágeno, reduzindo a flacidez.

É um tipo de procedimento indicado para quem tem gordura localizada e flacidez de pele leve a moderada ao mesmo tempo (não é um procedimento indicado para tratar flacidez importante, quando é necessária retirada de pele além da gordura). Além disso, é um procedimento que deve ser feito por profissional com boa experiência nesse tipo de lipoaspiração, a fim de se evitarem complicações relacionadas ao uso do laser, como queimaduras na pele.

– Lipoaspiração ultrassônica

A lipoaspiração ultrassônica tem mecanismo semelhante à lipoaspiração a laser, com a diferença de que a cânula, em vez de laser, emite pulsos ultrassônicos para liquefazer a gordura, facilitando a sua retirada.

– Minilipo

Também conhecida como hidrolipo, lipo-light ou lipo tumescente, é um tipo de lipoaspiração feita com anestesia local para retirar pequenos excessos de gordura, sendo possível se realizarem várias sessões.

Por ser uma cirurgia feita com anestesia local, o volume de gordura aspirada precisa ser relativamente pequeno, quando comparado com a lipoaspiração feita sob anestesia geral. É indicada para quem tem pequenas áreas de gordura localizada em determinadas regiões do corpo, sendo exemplos principais a região dos braços e axilas. A vantagem da minilipo é poder ser feita em caráter ambulatorial, sem necessitar de internação mais prolongada. Porém, tem como desvantagem justamente o pequeno porte da cirurgia, sendo necessário, eventualmente, mais de uma sessão, caso a área do corpo a ser tratada seja mais extensa.

Assim, deve-se discutir previamente com o cirurgião sobre os benefícios de realizar uma ou mais sessões de minilipo versus a realização de um procedimento maior em tempo único, sob anestesia geral, em ambiente hospitalar. Logo, mesmo que seja possível realizar a minilipo em clínicas estéticas, o ideal ainda é procurar um cirurgião plástico experiente, vinculado a um hospital confiável, para evitar riscos.

Siga a Motiva nas redes sociais e acompanhe as melhores notícias sobre cirurgia plástica!

Fontes: Dicas de Mulher / Minha Vida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta