O Outubro Rosa é um mês importante para as mulheres, devido à campanha da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que além de conscientizá-las sobre a doença, auxilia a realizar o autoexame, buscar um profissional para consultas e falar do assunto de uma maneira mais aberta.

Porém, não é apenas neste mês que é importante a mulher ficar atenta sobre sua saúde. Pensando nisso, a Motiva buscou algumas propostas para você se cuidar melhor nos 365 dias! Confira:

1. Realize o autoexame periodicamente

O autoexame é uma forma de descobrir se algo está errado com as mamas. Ele não substitui a mamografia, mas serve como um sinal de alerta de que algo não vai bem com as mamas. Ele é simples e prático de ser feito – saiba como em motivaimplantes.com.br/salvevidas

Não subestime a mamografia

Nem sempre o câncer de mama é diagnosticado no autoexame, inclusive se estiver no início. Por este motivo, a forma mais segura de detectar ou não a doença é realizar a mamografia uma vez ao ano a partir dos 40 anos de idade, portanto vale a pena separar um dia do ano para cuidar de si e realizar um check up. Existem casos de mulheres que apresentam risco aumentado para câncer de mama, especialmente as que tiveram parentes próximas como mãe e irmãs com câncer de mama em idade jovem, e que devem iniciar o controle mamográfico antes dos 40 anos. Converse com seu ginecologista para se informar se você precisa realizar esse tipo de acompanhamento.

2. Faça dos apps seus aliados

Se for complicado se manter informada e se programar para os exames, existem vários aplicativos que podem dar aquela mãozinha, diariamente. Apps como calendários femininos podem ajudar a não esquecer a data da consulta, assim como apps informativos podem auxiliar em algumas dúvidas sobre câncer de mama com praticidade.

Indicamos alguns aplicativos:

– MAMA – prevenção do Câncer de Mama

– Outubro Rosa

– Através do site motivaimplantes.com.br/salvevidas

3. Mantenha hábitos saudáveis

Por mais que pareça óbvio, manter uma dieta saudável e atividades físicas podem auxiliar a combater muitas doenças, incluindo o câncer de mama. Segundo especialistas, estima-se que manter hábitos saudáveis podem evitar o câncer de mama em até 28% dos casos. Então, que tal começar fazendo uma caminhada com as amigas e as principais refeições diariamente?

4. Saiba dos seus direitos

Todas as mulheres que lutam contra o câncer de mama são asseguradas por leis, sendo importante que todas se mantenham informadas. Citamos algumas:

– A Lei nº 12.802 estabelece a reconstrução mamária como cirurgia de cobertura obrigatória pelo SUS e pelos planos de saúde, após a retirada total ou parcial de uma ou ambas as mamas por câncer.
– Pessoas com câncer de mama, assim como seus dependentes, podem sacar o PIS e o FGTS.
– Mulheres com câncer de mama, incapazes de trabalhar e que tenham pouca renda mensal podem se encaixar no benefício do auxílio-doença ou LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, que também auxilia ao idoso e deficiente.

Fontes: Cláudia / INCA

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta