Durante o mês de outubro, ocorre anualmente a campanha Outubro Rosa para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, incentivando-as a realizar exames e prevenção, ajudando a reduzir o número de mortes da doença.

A campanha que acontece mundialmente tem auxiliado as mulheres a tratar o problema precocemente, disponibilizando exames gratuitos ou a preços populares em instituições públicas e privadas.

A importância do Outubro Rosa

O câncer de mama é um dos tipos de cânceres que mais afetam as mulheres, mundialmente, representando 25% dos casos novos de câncer no sexo feminino a cada ano.

Logo, o objetivo do Outubro Rosa é mostrar às mulheres a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que possibilita a cura da doença em 95% dos casos, segundo especialistas.

Um pouco de história

Você conhece a história do Outubro Rosa? Muitos desconhecem, mas o movimento já existe desde a década de 90, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A campanha começou em um evento para arrecadação de fundos chamado “Corrida pela Cura”, da instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, que realiza corridas para mobilizar a população americana sobre o câncer de mama, anualmente.

Aos poucos, estas ações passaram a ocorrer em muitos estados e instituições do país e, na medida em que estes eventos foram se tornando populares entre as pessoas, estas instituições elegeram outubro como mês de conscientização do câncer de mama.

A ideia passou a ser disseminada em vários países e hoje “Outubro Rosa” é conhecida como uma campanha de conscientização internacional para o combate ao câncer de mama.

Mas, e o lacinho rosa?

O lacinho rosa passou a ser distribuído a todos os participantes da “Corrida pela Cura” em Nova Iorque, na década de 90.

O símbolo passou por transformações, discussões entre instituições privadas até que, em 1997, o lacinho rosa se tornou popular através da ONG Pink Ribbon International, que viu no símbolo uma forma de chamar a atenção de instituições públicas e da população sobre o que é a luta contra o câncer de mama.

No decorrer dos anos, entidades apoiadoras da causa passaram a distribuir lacinhos e a iluminar prédios e monumentos com a cor rosa, legitimando-os como símbolo oficial da campanha.

No Brasil…

Outubro Rosa teve sua primeira edição no Brasil em 2002. O Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa, inaugurando a campanha anual no país, que agrega inúmeras instituições públicas e privadas relacionadas à saúde da mulher.

O INCA – Instituto Nacional de Câncer – participa da campanha desde 2010 com debates, materiais educativos e informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

Esta luta é nossa!

Conscientize outras mulheres no seu dia a dia de que realizar o autoexame, a mamografia e o acompanhamento médico periódico são importantes. A causa do combate ao câncer de mama é nossa!

Fontes: Inca / Minuto Saudável / Outubro Rosa

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta