Em estações mais quentes, como o verão, a procura por cirurgias plásticas acaba sendo mais frequente.

No Brasil, os motivos mais comuns para fazer cirurgia plástica no verão estão: a vontade de começar o ano com a autoestima elevada, mais tempo para realizar o procedimento, e maiores bonificações salariais em empresas, que acabam facilitando o pagamento.

Mas a cirurgia plástica envolve uma série de procedimentos delicados que acabam deixando aquela dúvida em boa parte das pessoas: afinal, pode ou não pode fazer cirurgia plástica no verão?

A verdade sobre cirurgia plástica no verão

Segundo informações de especialistas vinculados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é possível realizar uma cirurgia plástica em qualquer estação do ano, inclusive no verão. No entanto, o que requer mais atenção e cuidado da paciente neste período do ano é a cicatrização, que pode ser um pouco mais delicada devido às altas temperaturas e à maior exposição ao sol.

Toda cirurgia plástica, principalmente em partes mais visíveis do corpo como os implantes de silicone nas mamas e glúteos, exigirá um tempo de restrição para se expor ao sol.

No caso da mamoplastia e da gluteoplastia, estima-se que a espera para voltar a frequentar praias e curtir o sol do verão seja em média de dois meses, sendo necessário ainda evitar sol entre os períodos em que os raios solares estiverem mais intensos, como das 10h às 16h.

Mas por qual motivo isso acontece?

Temperaturas elevadas, como no verão, provocam o aumento de edema – inchaço corporal – na região operada. Além disso, quando a pele que está cicatrizando é exposta ao sol, ela não produz melanina (o pigmento natural da pele) nos níveis iguais aos da pele não-operada.

Logo, para evitar uma coloração indesejada (escurecimento) da pele operada no período de cicatrização é preciso proteger a pele com protetor solar indicado para sua pele e também utilizar fita adesiva microporosa (mais conhecida no mercado como Micropore®) – um tipo de curativo utilizado em pele que está cicatrizando. O uso de roupas e acessórios adequados (chapéus, bonés, viseiras, óculos escuros) também auxilia na proteção contra a radiação solar.

Desobedecer às orientações médicas, descuidar da alimentação e se expor ao sol de maneira incorreta e excessiva podem influenciar no resultado final da sua cirurgia plástica.

Isso significa que, se você adora uma praia, clube, se mora em condomínio ou tem casa de veraneio, é necessário ter um pouco mais de cautela se optar por realizar a sua cirurgia plástica no verão, ou então optar por realizá-la em estações com temperaturas mais amenas, como outono e inverno.

Dicas práticas

Se você tiver apenas a possibilidade de realizar sua cirurgia plástica no verão, atente-se para algumas dicas que poderão auxiliá-lo:

– Evite exposição ao sol em dias muito quentes.
– Utilize sempre o protetor solar, mesmo que o dia não aparente estar tão quente.
– Dê preferência ao fim de tarde nas suas caminhadas na praia, pois raios solares não estarão tão intensos, e assim você diminuirá as chances de uma coloração indesejada nas suas cicatrizes.
– Mantenha contato com o seu cirurgião plástico, afinal cada paciente tem uma reação e recuperação diferentes, e ele poderá auxiliá-lo com mais precisão se é possível voltar à ativa no verão ou esperar mais um pouquinho.

Nossa postagem foi útil para você? Então, siga a nossa fan page!

Fontes: Folha PE / Bg cirurgia plástica

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta